O bandido e o mocinho no mundo do estresse

Tempo de leitura: 1 minuto

O Estresse é bom ou mau?

Olá, seja bem-vindo!

Esse é o segundo artigo postado em nosso blog. Deu até um frio na barriga começar essa nova atividade! Fiquei ansioso, preocupado em fazer um bom artigo, sendo claro e objetivo com as informações passadas ao público. Mas os foi um bom estresse escrever esse artigo.

Estresse bom? Que papo é esse Ari?

Pois é, pessoal, tem estresse bom e ruim. Tem até nome para isso, chamam o estresse bom de eustresse e o ruim de distresse.

Distresse é o bandido, o que provoca mal estar e doenças nas pessoas. O eustresse é o mocinho, é a reação de estresse que vem no momento e na quantidade suficiente para gerar uma ação necessária e apropriada.

Você deve estar se perguntando quais os fatores que dão origem às duas reações. As pesquisas sugerem que o modo como percebemos ou interpretamos as situações de estresse pelas quais passamos é fundamental. De um modo geral, quando realizamos uma atividade que acreditamos ser um desafio estimulante, que gera a sensação de satisfação e realização pessoal, trazendo sentimentos de alegria e entusiasmo, o resultado é o eustresse. E quando ocorre o contrário, interpretamos que o que estamos fazendo não traz satisfação e realização pessoal, ou está além das nossas forças, gerando ansiedade, medo, frustração e tristeza, daí surge o distresse.

Se você quiser se aprofundar no assunto deixamos um arquivo em anexo para exercitar a identificação das situações de eustresse e distresse em sua vida. Ao final responda: qual o balanço de sua vida? Mais eustresse ou distresse?

Abraço e até mais.

Aristóteles Rodrigues

Coach de Redução de Estresse

como reduzir o estresse e a ansiedade